segunda-feira, 11 de maio de 2020

Turma 72 Língua Portuguesa Prof° Lucienne Flores Gross

Atividades domiciliares n°08/ Turma 72/ Língua Portuguesa / Prof° Lucienne Flores Gross
Período de: 11/05 à 15/05/20
Instruções:
* Copiar e resolver as atividades no caderno de Português;
* O caderno será corrigido no retorno das aulas presenciais;
* As atividades podem ser realizadas a caneta ou a lápis;

                               Verbo
É a palavra que indica ação, estado, passagem de um estado a outro e fenômeno da natureza.

Conjugação
1° Conjugação: verbos terminados em - ar ( amar, falar, gritar )
2° Conjugação: verbos terminados em - er ( comer, fazer, beber )
3° Conjugação: verbos terminados em - ir ( abrir, sorrir, cair )
O verbo pôr e seus derivados ( compor, dispor, repor ) pertencem a 2° Conjugação.
                                Flexões Verbais
Pessoa: 1° EU      NÓS
              2° TU      VÓS
              3° ELE    NÓS
               singular       plural
                                Número: Singular         e          Plural
                                                        Eu canto                    Nós cantamos

          Formas Nominais
      Infinitivo: Cantar, amar, calar
      Gerúndio: Cantando, amando,calando
      Particípio: Cantado, amado, calado

              Vozes Verbais
   *    Ativa: sujeito pratica a ação.
      Ex: O pai vendeu a bicicleta.
   *   Passiva: Sujeito sofre a ação.
      Ex: A bicicleta foi vendida pelo pai.
   *   Reflexiva: Sujeito pratica e sofre a ação.
      Ex: O menino caiu da bicicleta.



1. Observe a imagem e responda as perguntas que seguem:

a) Qual o assunto tratado neste texto?

b) Quantos verbos esse texto apresenta no geral, contando desde o título até a última palavra?

c) A expressão “VAI CAIR” presente na imagem poderia ser substituída por apenas um verbo e matéria o mesmo sentido. Que verbo seria esse?

d) Os verbos COPIAR, DEIXAR, CAIR, SER, e REPETIR estão em que forma verbal nesta imagem?

e) Na pergunta: “Por que o senhor nunca FALTA?” A palavra m destaque está em que modo verbal?

2. Complete a letra da música com os verbos que estão faltando:

NA HORA DA RAIVA
HENRIQUE E JULIANO

Encontrei,
Uma caixinha cheia de relatos
Um monte de documentos tão falsos
Nossas vidas...
Em minhas mãos agora
Tá cada parte dessa nossa história
E eu não sei se eu rasgo
Ou jogo fora
E o que é que eu faço agora?
Cometi
A loucura de nossas fotos _________
E uma por uma eu vou ter que _______
Mas foi na hora da raiva
Na hora, na hora da raiva
Naquele segundo
Eu pensei que até te ________
Mas respirei fundo
E vi que eu te __________
Mas _____ na hora da raiva
Na hora, na hora da raiva.

3. Ainda sobre a música acima, responda:

a) Por que o sujeito da música comete tal ato?

b) Como ele fica depois desse ato?

c) Retire dessa música dois verbos na forma de infinitivo.

d) Retire dessa música dois verbos no modo indicativo.

f) Retire dessa música dois verbos no tempo passado.

4. Leia o texto abaixo e circule todos os verbos presentes:

Joãozinho voltou da aula de catecismo e perguntou ao pai: 
- Pai, porque quando Jesus ressuscitou, apareceu primeiro para as mulheres e não para os homens? 
- Sei não, meu filho! Vai ver que é porque ele queria que a notícia se espalhasse mais depressa!

5. Grife os verbos das frases abaixo.

a) Choveu muito ontem.
b) Faz frio.
c) Não arrumamos o quarto.
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
e) Abra essa porta garoto!
f) Toquem a viola e dancem.
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
h) Gritamos muito.
h) Ah! se meu time vencesse...
i) Não jogue lixo nas ruas. 

6. Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

a) Preciso passar no vestibular, por isso.............muito. (estudar - futuro).
b) ...............boas lembranças da minha infância. (ter - presente).
c) Marcela e Bruna...................ao cinema ontem. (ir - pretérito perfeito).
d) Nesta vida................o que plantamos. (colher - presente).
e) Pedro..................futebol muito bem se tiver oportunidade. (jogar - futuro).
f) Os homens...................viola durante a serenata. (tocar - futuro).
g) O aluno..................um prêmio ao final do semestre. (ganhar - presente).
h) A menina..................alto durante as aulas. (falar - pretérito imperfeito).

7. Preencha os espaços em branco com as palavras dadas. 

CONTRATARÃO – CONTRATARAM – DISPUTARÃO – JOGARÃO – JOGARAM - JOGARAM - JOGAREM - SERÃO

a) Ontem, os alunos da minha equipe ............. bem.
b) Depois de amanhã, a 1ª e a 2ª turma .................... a taça final.
c) terão de estar muito concentrados para ......................... bem. 
d) Caso contrário, os desafios .................. inglórios.
e) Os clubes portugueses .......................... muitos jogadores estrangeiros, o que é pena.
f) Se os nossos jogadores não se preocuparem convenientemente, dentro de pouco ...................muitos mais. 
g) No Maracanã foram, sobretudo, os turistas que ................... bem no futebol. 
h) Com o tempo e a prática, os portugueses .................. tão bem como eles.

8. Transformem as locuções verbais destacadas em apenas um verbo.

a)Vou estudar bastante hoje. 
b)Meu cãozinho é amado por todos da família.  
c)Tenho de ajudar minha mãe nas tarefas da casa. 
d)Quando cheguei, o professor ia saindo.
e)Vamos viajar nestas férias. 
f)No céu, as estrelas pareciam brilhar como nunca. 
g)Ia caminhando sozinho quando avistei você. 
h)Quando meus amigos foram embora, continuei jogando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.