segunda-feira, 11 de maio de 2020

Turma: 82 Língua Portuguesa Prof° Lucienne Flores Gross

Atividades de Estudos n°08/ Turma 82/ Língua Portuguesa/ Prof° Lucienne Flores
Período de: 11/05 à 15/05/20
Instruções:
* Copiar e responder as atividades no caderno de Português;
* O caderno será corrigido no retorno das aulas presenciais;
* As atividades podem ser feitas a caneta ou lápis;

Bandeira do Divino
Os devotos do Divino vão abrir
sua morada
Pra bandeira do menino ser
bem-vinda, ser louvada, ai, ai
Deus nos salve esse devoto
pela esmola em vosso nome

Dando água a quem tem sede,
dando pão a quem tem fome,
ai, ai

A bandeira acredita que a
 semente seja tanta
Que essa casa seja farta, que
essa casa seja santa, ai, ai
Que o perdão seja sagrado,
que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a
justiça sobreviva, ai, ai

Assim como os três reis
magos que surgiram a estrela
guia
A bandeira segue em frente
atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que
ele voltará de novo
E o Rei será bendito, ele
nascerá do povo, ai, ai
                             Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

Entendendo a canção:
1) De que fala a canção?
2) Que significa estes versos:"Deus nos salve esse devoto pela esmola em vosso nome/
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome, ai, ai."
3) Esta canção foi lançada em 1978, por um dos artistas mais importantes na luta contra 
o regime militar, Ivan Lins. Usando metáforas naqueles dias difíceis, o que traduz a 
canção"Bandeira do Divino"?
4) Em que verso o poeta diz que Jesus nascerá do povo?
5) Na canção predomina a ação ou a reflexão? Comente.

Exercícios de Gramática
01.Separe o sujeito do predicado e identifique o núcleo do sujeito.
a) Um bando de andorinhas pousou no fio elétrico.
b) Meu irmão e minha irmã estavam na creche da prefeitura.
c) A madeira é usada na fabricação de utensílios domésticos, na construção de embarcações e de casa.
d) Carlos e Ana reuniram-se em protesto no sindicato.
e) A luta em defesa do ambiente é necessária e fundamental.
f) As florestas nativas de São Paulo sobrevivem em pequena parte do território estadual.
g) Nós necessitamos de ajuda.
h) Poucos entenderam o plano.
i) Por todas as firmas ele passou à procura de emprego.
  
2. Identifique a que classe gramatical pertence cada núcleo identificado no exercício anterior.

3. Separe o sujeito do predicado, identifique o núcleo do sujeito e classifique-o em simples, composto ou oculto.
a) Os escritores e professores fizeram uma boa conferência.
b) O progresso da indústria automobilística e o desenvolvimento da indústria de pneumáticos aumentaram o consumo da borracha.
c) Muitos agricultores, por medo, não desenvolveram a agricultura.
d) Olhávamos as vitrinas.
e) Com maior poder aquisitivo, muitos brasileiros fazem viagens ao exterior.
f) Quem me ajudará?
g) Com saudades, saí à procura do amigo.
h) Os deputados votaram as reformas educacionais.
i) Deus, Deus, como esperei por Ti!

04.Classifique o sujeito em simples, composto, indeterminado. Identifique também as orações sem sujeito.
a) Abraçaram-se contentes os jogadores e técnicos vitoriosos.
b) Os olhos parados, bonitos e tristes fixavam o horizonte.
c) A cadeira de balanço e o tricô inacabado lembravam-me os tempos de infância.
d) Ainda eram pequenas as casas exportadoras de cacau.
e) Tocaram a campainha?
f) Eram mágicos o barulho da pipoca e o cheiro do café.
g) Trovejou toda a noite.
h) Largaram-me numa praia deserta do rio Amazonas.
i) O fogo passou; a casa da cruz caiu.
j) De repente ela soltou um grito.
k) Aquela multidão de gente corria para ele.

05.Observe as frases do exercício anterior que apresentaram sujeito indeterminado e explique por que esse tipo de sujeito foi empregado nessas frases.

06. Justifique a ausência de sujeito dos verbos destacados.
a) Havia um barulho ensurdecedor de britadeira.
b) Deve haver muitos candidatos para esse emprego.
c) Hoje faz dois dias que estou gripada.
d) Eram cinco de julho de 1977. 
e) Choveu no Norte, geou no Sul e nem relampejou aqui.
 
07. “Carlos era freqüentemente atazanado por seus colegas de cela. Um dia, porém, tomou uma atitude. Matou a todos.” O sujeito exigido pelas formas verbais: tomou e matou não está representado na frase, mas pode ser facilmente identificado.
a) Identifique o sujeito dessas formas verbais.
b) Classifique esse sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.