segunda-feira, 11 de maio de 2020

Turma 82 - Geografia - Prof. Evandro - 11/05 - 15/05

Nome:                                                        Turma: 82               Data: 11/05 – 15/05

ATIVIDADES DOMICILIARES
1º Momento: Registrar o texto no caderno para futuras consultas

Formação histórica do continente americano
           
            Uma das explicações para as desigualdades no nível de desenvolvimento entre as duas Américas é o tipo de colonização que predominou em cada uma delas.
            A colonização de povoamento, tal como correu no litoral do nordeste dos Estados Unidos (e também no Canadá), cujo objetivo era fundar uma nova pátria, isto é, os colonizadores tinham a intenção de morar permanentemente no lugar.
            A colonização mercantilista ou de exploração, que ocorreu no sul dos Estados Unidos e na América Latina, na qual, o objetivo dos colonizadores era tão somente enriquecer e retornar para a metrópole.
            As colônias de povoamento receberam pessoas que eram consideradas “excedentes” na Europa, ou seja, a população que emigrava desse continente em direção à América, fugia das guerras ou emigrava em épocas de fome e carência. Eles emigravam não em busca de riquezas, para depois retornar à Europa, mas sim em busca de um novo lar, de uma nova pátria, para viver permanentemente.
            Desde o princípio os colonizadores do nordeste dos Estados Unidos asseguraram certa autonomia em relação à metrópole. Isso se traduziu na organização econômica dessas colônias, que passaram a desenvolver manufaturas, como roupas e gêneros alimentícios, apesar da proibição da Inglaterra.
            Na América Latina, as potências europeias estabeleceram as colônias de exploração, tipo de colonização dominante do século XVI ao XVIII. Essas colônias foram organizadas para atender aos interesses econômicos da metrópole. A função das colônias, portanto, era fornecer riquezas minerais ou produzir gêneros agrícolas a preços baixos, tais como açúcar, ouro, prata, etc. Para realizar esse trabalho de exploração, escravizam indígenas e africanos para serem usados como mão de obra barata.
            Esse tipo de colonização, mercantilista e exploratória, deixou profundas marcas nas sociedades latino-americanas. Como exemplo, pode-se mencionar o fato de que os países latino-americanos, em geral, exportam produtos primários (soja, café, minérios, açúcar, carnes, etc.), ou manufaturados de baixo valor agregado, e importam bens manufaturados ou industrializados, principalmente os com maior valor agregado (mais tecnologia).



 2º Momento: Utilize o texto da aula anterior (registrado no caderno) e o atual texto para responder às questões.

Atividades
1) Qual a forma de explicar as diferenças de desenvolvimento do continente americanos?

2) Diferencie colônia de povoamento de colônia de exploração.

3) Explique de que forma se estabeleceu o contato entre colonizadores europeus e os povos nativos.

4) Qual era o objetivo dos conquistadores no continente americano e qual foi a produção econômica imposta no período colonial?

5) Considerando o critério de regionalização histórico, cultural e socioeconômico, de que maneira o continente americano poderia ser agrupado?

6) Complete o quadro comparativo a seguir com as principais informações sobre a América Latina.

América Latina
Principais povos colonizadores

Línguas dominantes

Economia

Condição de vida da população



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.