segunda-feira, 11 de maio de 2020

Turma 91-Matemática-Profª Andrea

Atividades domiciliares n.º08/Turma 91/ Matemática/Prof.ª Andrea.
Período de:11/05 à 15/05
Datas das Aulas:11/05-12/05-13/05 e 15/05
Instruções:
  • Copiar e resolver no caderno de Matemática.
  • O caderno será conferido na primeira aula de matemática, no retorno das aulas.
  • Pode ser realizada a caneta ou lápis.
  • Acesse os links e assista aos vídeos para auxiliar na compreensão do conteúdo. Links no final da atividade.
Simplificação de Radicais
Muitas vezes não sabemos de forma direta o resultado da radiciação ou o resultado não é um número inteiro. Neste caso, podemos simplificar o radical.
Para fazer a simplificação devemos seguir os seguintes passos:
1º) Fatorar o número em fatores primos.
2º) Escrever o número na forma de potência.
3º) Colocar a potência encontrada no radical e dividir por um mesmo número o índice do radical e o expoente da potência (propriedade da radiciação).
Exemplo
Calcule 5√ 243
1)Primeiro transformar o número 243 em fatores primos:
  • Fatoração de 243










Depois colocar o resultado na raiz:
5√243 = 5√35

Para simplificar, devemos dividir o índice e o expoente da potenciação por um mesmo número. Quando isso não for possível, significa que o resultado da raiz não é um número inteiro.

5 : 5√35 : 5, note que ao dividir o índice por 5 o resultado é igual a 1, desta forma cancelamos o radical.

Assim:5√243 = 3


Para auxiliar na compreensão do conteúdo acesse a página: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/raizes-1.htm

Exercícios:
1) Simplifique os radicais:
a) ⁴√5⁶ =
b) ⁸√7⁶ =
c) ⁶√3⁹ =
d) ¹⁰√8¹² =
e) ¹²√5⁹ =
f) √7⁸ =
g) ³√5⁹ =
h) ⁴√7¹² =
i) ⁵√9¹⁵ =
j) ³√3¹⁵ =
k) ⁴√6⁸ =
l)√8=
m)√27=
n)³√81=
o)⁴√32=
p)√50=
q)√80=
r) √12 =
h)√18=
i)√50=



Racionalização de Denominadores
A racionalização de denominadores consiste em transformar uma fração que apresenta um número irracional no denominador, em uma fração equivalente com denominador racional.







Exemplos:









Para auxiliar no conteúdo acesse a página: https://blog.professorferretto.com.br/racionalizacao-de-denominadores/


Exercícios:














Operações com Radicais
A)Soma e Subtração
Para somar ou subtrair devemos identificar se os radicais são semelhantes, ou seja, se apresentam índice e radicando iguais.
1º caso – Radicais semelhantes
Para somar ou subtrair radicais semelhantes, devemos repetir o radical e somar ou subtrair seus coeficientes.
Exemplos
a) 20 6√ 3 + 103 6√ 3 = (20+103) 6√ 3= 123 6√ 3
b) 5√13 – 43 5√13 = (1-43)5√13= -425√13
c) 2 3√5 + 8 3√ 5 – 4 3√5 = (2+8-4)3√5 =6 3√5
2º caso – Radicais semelhantes após simplificação
Neste caso, devemos inicialmente simplificar os radicais para se tornarem semelhantes. Depois, faremos como no caso anterior.
Exemplos
a) 8 √ 6 + 9 √ 24 = 8 √ 6 + 9 √ (22. 2. 3) = 8 √ 6 + (9.2) √ 6 = 26 √ 6
b) 5 381 - 4 33 = 5 3√ (33. 3) - 4 33 = 5.3 3 3 - 4 33 = 15 3√ 3 – 4 3√ 3 = 11 3√ 3

3º caso – Radicais não são semelhantes
Calculamos os valores dos radicais e depois efetuamos a soma ou a subtração.
Exemplos
a) √81 + √25 = 9 + 5 = 14

b) √5 - √2 = 2,24 - 1,41 = 0,82 (valores aproximados, pois a raiz quadrada de 5 e de 2 são números irracionais)

B)Multiplicação e Divisão
1º caso: Radicais com mesmo índice
Repete a raiz e multiplica ou divide os radicais. Exemplos
a) 3√ 7 . 3√ 4 = 3√(7 .4) = 3√28
b) 5√ 194 : 5√ 97 = 5√ (194 : 97) = 52

2º caso: Radicais com índices diferentes
Primeiro, devemos reduzir ao mesmo índice, depois podemos multiplicar ou dividir os radicais. Exemplos
a) 3√ 6 . √ 3 = 3x2√ 61x2 . 2x3√ 31x3 = 6√ 36 . 6√ 27 = 6√ 972

b) 3√ 4 : 5√ 8 = 3x5√ 41x5 : 5x3√ 81x3 = 15√ (1024 : 512) = 15√ 2

Exercícios:
a) √9 + √4 =
b) √25 - √16 =
c) √49 + √16 =
d) 2√7 + 3√7 =
e) 5√11 - 2√11 =
f) 8√3 - 10√3 =
g) √2 . √7 =
h) ³√5 . ³√10 =
i) ⁴√6 . ⁴√2 =
j) √15 . √2 =
k) ³√7 . ³√4 =

l) ⁴√5 + 2⁴√5 =
m) 4³√5 - 6³√5 =
n) √2 + √32=
o) √27 + √3 =
p) √20 - √45 =
q) √15 : √3 =
r) ³√20 : ³√2 =
s) ⁴√15 : ⁴√5 =
t) √40 : √8 =

Complemente seus estudos assistindo aos vídeos:


Copie as atividades, assistam aos vídeos e realizem as atividades. Dúvidas entrar em contato pelas minhas redes sociais ou pelo email:professora.andeaxavier@gmail.com














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