ATIVIDADES
DOMICILIARES DE 11/05/20 ATÉ 15/05/20
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o texto e as atividades no seu caderno.
Altamente
confidencial
Quem observa o trabalho de um hacker hoje pode ter a impressão de que
a arte de inventar e quebrar códigos secretos é algo extremamente moderno...
Ledo engano! O jogo das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos
desde a Idade Média. Nessa época, a troca de mensagens era assunto delicado,
como mostra o bispo Gregório de Tours, que no século VI escreveu uma história
do reino dos francos. Segundo ele, em pleno alvorecer da Idade Média, dois
mensageiros de um certo Godovaldo, que reivindicava o trono, foram presos e
torturados por homens do rei Gontrão ao tentarem transmitir uma mensagem
secreta. O caso mostra que nesse período a escrita era uma forma muito
vulnerável de comunicação. Uma carta podia parar com facilidade em mãos
inimigas e, por isso, os emissários não apenas levavam consigo documentos
oficiais manuscritos, mas também decoravam mensagens que transmitiam oralmente
aos destinatários. Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não
facilitaram em nada o trabalho dos historiadores, e por isso é preciso ter cuidado
quando se fala das técnicas de codificação utilizadas na Europa medieval. No século XVI, o abade alemão
Johannes Trithemius, autor de uma das primeiras grandes obras de criptografia
do Ocidente, afirmou que reis francos como Faramundo e Carlos Magno já utilizavam
alfabetos secretos em suas correspondências. Por mais fascinantes que sejam
esses códigos, porém, eles parecem ter saído da imaginação do próprio
Trithemius. Carlos Magno mal sabia ler e escrever, e é pouco provável que tenha
inventado novos alfabetos. [...]
Disponível em: <http://www2.uol.com.br>.
Questão 1 – Registra-se uma
opinião sobre um fato em:
a) “Ledo engano!”
b) “[...] a escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação.”
c) “[...] Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não
facilitaram em nada [...]”
d) “Carlos Magno mal sabia ler e escrever, e é pouco provável que tenha
inventado [...]”
Questão 2 – “Nessa época, a
troca de mensagens era assunto delicado [...]”. A que época o texto se refere?
Questão 3 – Na Idade Média, “a
escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação.”. Assinale a alternativa
que justifica esse fato:
a) “Uma carta podia parar com facilidade em mãos inimigas [...]”
b) “[...] os emissários não apenas levavam consigo documentos oficiais
manuscritos [...]”
c) “[...] decoravam mensagens que transmitiam oralmente aos
destinatários.”
d) “Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não
facilitaram em nada [...]”
Questão 4 – Em “Segundo ele,
em pleno alvorecer da Idade Média [...]”, o pronome “ele” substitui,
considerando-se o contexto:
a) o bispo Gregório de Tours.
b) um certo Godovaldo.
c) o rei Gontrão.
d) o abade alemão Johannes Trithemius.
Questão 5 – No segmento “O
jogo das mensagens cifradas já desafiava
a imaginação pelo menos desde a Idade Média.”, o verbo sublinhado aponta para
um fato:
a) totalmente concluído.
b) que poderá acontecer.
c) em realização no passado.
d) que está acontecendo.
Questão 6 – A palavra “hacker”
aparece em itálico no texto porque:
a) não foi empregada no sentido literal.
b) é de origem estrangeira.
c) é pouco conhecida.
d) foi escrita incorretamente.
Questão 7 – No trecho “[...] mas também decoravam mensagens
que transmitiam oralmente aos destinatários.”, a expressão em destaque indica a
ideia de:
a) oposição
b) adição
c) causa
d) comparação
Questão
8 -
(PUC-SP) No período: "Da própria
garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa
uma ideia de:
a) explicação
b) concessão
c) comparação
d) modo
e) consequência
Questão 9
-
(PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:
a) comparação
b) causa
c) explicação
d) conclusão
e) proporção
Questão
10 - Márcio enfrentou congestionamento no
trânsito e perdeu o início da
reunião. As duas orações do período estão unidas pela conjunção “e”, que,
nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de:
a) condição.
b) oposição.
c) consequência.
d) adversidade.
e) comparação
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