segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Turma 61, 71, 81 e 91 - História - Prof. Marcos Monteiro



Turma 61
Com base na páginas 130 a 135 do livro didático: Cotrin, Gilberto. Historiador, 6º ano: ensino fundamental, anos finais / Gilberto Cotrin, Jaime Rodrigues. 3. Ed – São Paulo: Saraiva, 2018. Leia o livro atentamente nas páginas indicadas que abordam sobre ciência, literatura e filosofia e escolha um historiador, médico, filósofo ou poeta para pesquisar sua vida e obra.

Turma 71
Com base na páginas 188 a 204 do livro didático: Cotrin, Gilberto. Historiador, 7º ano: ensino fundamental, anos finais / Gilberto Cotrin, Jaime Rodrigues. 3. Ed – São Paulo: Saraiva, 2018. Leia o livro atentamente nas páginas indicadas e responda as questões abaixo:


1)    Como era a captura, o transporte e a comercialização do escravos na América?
2)    O que era o Quilombo? Existem quilombolas no Brasil atualmente. Justifique.  


Turma 81
Com base na páginas 212 a 221 do livro didático: Cotrin, Gilberto. Historiador, 8º ano: ensino fundamental, anos finais / Gilberto Cotrin, Jaime Rodrigues. 3. Ed – São Paulo: Saraiva, 2018. Leia o livro atentamente nas páginas indicadas que abordam o Imperialismo e os Impérios Coloniais. Responda as questões abaixo:


1)    Descreva a resistência dos axantis, maji-maji, etíopes e liberianos contra o Imperialismo, indicando o local, período, duração e inimigos de cada povo, bem como o desfecho da resistência.
2)   Quando? Onde? Por quê? Quem deflagrou a Guerra do Ópio? Como terminou?
3)   Quando? Onde? Por quê? Quem deflagrou a Revolta dos Cipaios? Como terminou?
4)   Como o Japão reagiu ao Imperialismo?

Turma 91
Com base na páginas 178 a 191 do livro didático: Cotrin, Gilberto. Historiador, 9º ano: ensino fundamental, anos finais / Gilberto Cotrin, Jaime Rodrigues. 3. Ed – São Paulo: Saraiva, 2018. Leia as páginas indicadas no livro didático atentamente e elabore um esquema sobre as revoluções e guerras da Guerra Fria. (Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Guerra de Vietnã, Guerra da Coréia)

Os alunos deverão elaborar um esquema de cada conflito citado anteriormente. Todos os esquemas deverão ter a seguinte estrutura:

Nome:
Local:
Período:
Líderes:
Antecedentes: (fatos anteriores ao conflito) 
Motivos: (causas)
Partes Envolvidas: (quem lutou contra quem? (classe social, país, partido etc)
Desfecho: (como terminou o conflito?)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.