segunda-feira, 6 de abril de 2020

91,Língua Portuguesa, Professora Rosenara



REGISTRO DE ATIVIDADES DOMICILIARES
(6 à 9/04/2020)

ESCOLA: Municipal de Ensino Fundamental Nova Petrópolis

PÚBLICO ALVO: 9º ano COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

Período que corresponde a atividade domiciliar: 6 de abril até 9 de abril

Objeto(s) do conhecimentoAnálise e interpretação de diferentes tipologias textuais: gráficos e imagem.

Objetivo(s) da atividade domiciliar: Ler e interpretar diferentes tipologias textuais, inferir, comparar e concluir informações sobre os textos.


GRÁFICO 1 

Dados atualizados no site: http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/ em 05/04/2020.


 
  



1) Com base na leitura do gráfico 1, assinale a alternativa correta:
a) a cidade que apresenta maior número de casos de covid-19 é São Sebastião do Caí.
b) Porto Alegre está na coluna aproximada de quatrocentos casos de coronavírus.
c) Alvorada, Gravataí, Canoas, Cachoeirinha e Viamão, cidades da região metropolitana de Porto Alegre, juntas já ultrapassaram o número de casos da capital gaúcha.
d) Somando o número de casos de todas as cidades apresentadas, o número não chega ao total de casos apresentados em Porto Alegre.

2) O gráfico acima nos remete à reflexão de algumas informações importantes. Um exemplo é o fato de termos tantos indícios de coronavírus em Porto Alegre. Analise o gráfico 1 e relate 2 dados relevantes para a população do Rio Grande do Sul:
3) Por que, na sua opinião, há tantos casos de coronavírus na capital gaúcha?
4) Os dados apresentados no gráfico 1 são importantes para percebermos a gravidade da pandemia em um contexto muito próximo de onde residimos. Em Alvorada temos alguns casos confirmados, quantos são e o que pode ser feito para coibirmos tal situação?





 GRÁFICO 2

                                                                                                                       Dados atualizados no site: http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/ em 05/04/2020.
5) O gráfico 2 apresenta o total de casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul. Quando os dados começaram a ser levantados? Qual a última data apresentada no gráfico?
6) Em números, percebemos que houve um aumento muito relevante de casos em pouco mais de um mês.  Qual a diferença entre o número de casos apresentados em 15 de março e 5 de abril?
7) Há algumas datas sem dados. Que datas são essas e por que não há nenhuma informação nelas? Por que você acha que isso ocorreu?
8) Os dados apresentados no gráfico 2 são fundamentais para a compreensão de algo muito importante sendo divulgado na atualidade: o controle de aumento da curva de casos de coronavírus.É possível afirmar que a curva estã sendo controlada? Explique:





9) Observe a imagem:


 A imagem mostra exatamente a curva mencionada na questão anterior. Como você interpreta a imagem? Que mensagem você consegue retirar da imagem? Compare a imagem com o gráfico anterior e conclua o que podemos perceber:

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