quinta-feira, 9 de abril de 2020

Turma 61 e 62 - Educação Física - Professor Guilherme


Olá,  vamos dar uma olhada nas posições, rodízio e substituições do voleibol. Espero que todos tenham um ótimo momento de estudo!!!

Atividade de Educação física.

Professora: Guilherme Neto
Turma: 61 e 62
Atividades referentes ao período de:06/04/2020 à 10/04/2020.

Instruções:
A atividade deve ser realizada em folha simples: caderno ou ofício.
Deve ser entregue na primeira aula de educação física, no retorno das aulas.
Disposição dos jogadores na quadra de jogo
         Os seis jogadores de cada equipe são dispostos na quadra do seguinte modo: três estão mais próximos da rede (jogadores de ataque) e três mais próximos do fundo (jogadores de defesa). Estas posições são identificadas por números: com o observador postado frente à rede, aquela que se localiza no fundo à direita recebe o número 1, e as outras seguem em ordem crescente conforme o sentido anti-horário.


           4              3          2

            5             6           1

Rodízio
    O rodízio no voleibol é o ato no qual os jogadores de uma equipe rodam na quadra, no sentido horário, trocando uma posição em relação a ocupada anteriormente.
    Quais são as posições de rodízio?
    As posições de rodízio vão de 1 a 6. Sendo que o jogador que ocupar a posição N° 1, sempre será o responsável, obrigatoriamente, de realizar o saque da equipe.
    Rede e Fundo:
    No voleibol se denomina que os jogadores que ocupam as posições 4, 3 e 2 no rodízio estão “na rede” e os jogadores das posições 5, 6 e 1 estão “no fundo”.
    Quando ouvimos em uma transmissão de um jogo de voleibol na TV, que a “rede” de determinada equipe é uma “rede” alta, a palavra rede aparece no sentido conotativo, já que a rede que o locutor está se referindo é referente aos jogadores que estão ocupando as posições 4, 3 e 2 no rodízio, que por sua vez, são os mais altos da equipe.
    Quando ocorrerá o rodízio?
    O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário. Já se sua equipe marcou um ponto após um saque de sua própria equipe, o rodízio permanece como está.

                               4    ==>   3    ==>    2  
                            
                               5   <==    6   <==    1
   

Regras relacionadas ao rodízio:
    Primeira regra relacionada ao rodízio está relacionada ao saque, que sempre será feito pelo jogador que ocupar a posição 1 após um rodízio.
    Outra regra importante é que os jogadores que ocuparem as posições de “fundo” (1, 5 e 6) não podem atacar na linha de 3 metros, ou mesmo pisando nela. De forma, esses mesmos jogadores também ficam impedidos de bloquear, já que é impossível efetuar um bloqueio estando atrás da linha de 3 metros.
Substituição
    A substituição é um ato no qual um jogador, entra no jogo para ocupar a posição de um outro jogador, que deverá sair da quadra de jogo. Uma substituição requer a autorização dos árbitros. As substituições são limitadas: cada técnico pode realizar no máximo seis por set, e cada jogador só pode ser substituído uma única vez, devendo necessariamente retornar à quadra para ocupar a posição daquele que tomara originalmente o seu lugar.
Líbero
    É um jogador com características exclusivamente defensivas. Só pode jogar atrás da linha dos 3 metros, e não pode executar nenhuma ação atacante na zona da quadra onde lhe é permitido jogar. Tem a cor do uniforme diferente dos demais jogadores em quadra, para facilitar a sua identificação.
   Este jogador só pode jogar nas posições 1, 6 e 5, no momento da rotação (quando a equipa ganha o direito a servir). Se o líbero estiver na posição 5 em quadra, tem de ser substituído e só pode entrar em quadra para substituir um dos jogadores que se encontrem na posição 1, 6 e 5 depois de uma das equipas executar o serviço. A entrada em quadra do líbero, isto é, sempre que este vai substituir um dos jogadores não exige a autorização do árbitro.
Posições do voleibol
A posição nº 1 chama-se defesa direita, e é a posição do saque.
A posição nº 2 chama-se saída de rede.
A posição nº 3 chama-se meio de rede.
A posição nº 4 chama-se entrada de rede.
A posição nº 5 chama-se defesa esquerda.
A posição nº 6 chama-se defesa central.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.
As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio). O jogador de defesa (posições 5, 6 e 1), caso apoie os pés na zona de ataque, não poderá efetuar ataques com a bola estando a uma altura superior à borda da rede. Para tanto, ele deverá saltar de trás - antes da linha, ainda na zona de defesa - da linha de ataque, sem pisar nesta. Ele também não poderá em qualquer circunstância realizar bloqueios.
Atividades:
1 – No rodizio do jogo de voleibol os jogadores realizam uma troca de posição na quadra em sentido horário.
a)      Verdadeiro.
b)      Falso.
2 – Cada técnico pode realizar quantas substituições por set?
a)      2.
b)      3.
c)      4.
d)      5.
e)      6. 
3 – As posições 1, 6 e 5 são consideradas posições de ataque e somente quem ocupa essas posições pode atacar e bloquear.
a)      Verdadeiro.
b)      Falso. 
4 – O jogador que realiza o saque em uma partida de voleibol ocupa qual número de posição dentro de quadra?
a)      1.  
b)      2.
c)      3.
d)      5.
e)      6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.