Turma 92 - Educação Física - Professor Guilherme
Olá, vamos dar uma olhada nos
fundamentos do voleibol. Espero que todos tenham um ótimo momento de estudo!!!
Atividade de
Educação física.
Professora: Guilherme Neto
Turma: 92
Atividades referentes ao período de:13/04/2020 à 17/04/2020.
Instruções:
A atividade deve ser realizada em folha simples: caderno ou ofício.
Deve ser entregue na primeira aula de educação física, no retorno das
aulas.
|
Fundamentos do voleibol
Definem-se
fundamentos como sendo as partes que, quando somadas compõem o jogo como um
todo. Os fundamentos técnicos do jogo são: o saque, a recepção, o levantamento,
o ataque, o bloqueio e a defesa (RIBEIRO, 2004).
De
acordo com a sua dependência ou não do adversário, podem ser classificados como
princípios ofensivos, que são os que podem resultar em ponto (saque,
levantamento, ataque); e princípios defensivos, que não resultam em ponto
direto (recepção, defesa) (RIBEIRO, 2004). O bloqueio, por suas
particularidades pode ser considerado um princípio tanto ofensivo, quanto defensivo.
Além
dos fundamentos, nós temos os chamados elementos, que são recursos técnicos
utilizados para a execução dos fundamentos. Nesta categoria temos as posturas
básicas ou posições de expectativa, deslocamentos, toque e manchete, além de
outros menos utilizados.
Descrição dos
fundamentos:
Saque
Uma
das principais características do saque é o fato de ser a única ação do jogo
que depende somente do executor. O saque é a primeira ação do rally. Portanto,
o executor pode planejar com antecedência todo o movimento, diferentemente das
demais situações de jogo. Desta forma, O saque é a única habilidade motora
fechada do voleibol (ZACARON e KREBS, 2006).
Quando
o voleibol foi criado, o objetivo do saque era eminentemente colocar a bola em
jogo. Com a evolução do desporto, passou a ser uma forma de dificultar as ações
do adversário e, até mesmo, um meio de conseguir o ponto em disputa diretamente
(RIBEIRO, 2004).
Um
bom saque se caracteriza pela sua precisão, potência, irregularidade da
trajetória da bola, emprego estratégico e nível de dificuldade imposto ao
adversário. É interessante que o atleta de voleibol domine mais de um tipo de
saque (MACHADO, 2006).
Os tipos de saque mais
utilizado são:
• Saque por baixo – É um
tipo de saque que atualmente só é utilizado por crianças no início da
aprendizagem, praticantes com pouca habilidade ou que não tem condições físicas
de realizar um saque mais potente. Possui um índice de precisão satisfatório,
sendo essa sua principal virtude. Deve ser incentivado o seu uso em treinamento
de iniciantes, pois a sua baixa potência permite a continuidade do jogo por
mais vezes (ROCHA, 2004).
• Saque por cima (tipo
tênis) – Em virtude da velocidade do braço e do ângulo de contato com a bola, o
saque por cima é bem mais potente do que o por baixo. Exige um maior controle
motor do executante. É o tipo de saque mais utilizado por praticantes de nível
intermediário, além de ser utilizado no alto nível. É um saque mais agressivo
do que o por baixo, porém mais conservador do que os tipos que veremos adiante
(ROCHA, 2005).
• Saque flutuante com
salto: É uma evolução do saque por cima. O aluno deve manter os procedimentos
técnicos do saque anterior e acrescentar um salto antes de sua execução,
devendo buscar o contato com a bola no ponto de máximo alcance possível. O
golpe na bola deve ser com a palma da mão rígida, buscando imprimir uma
trajetória irregular e sem giros no seu percurso (BIZZOCHI, 2004).
• Saque viagem: É o saque
mais forte que se conhece. Consequentemente é o mais utilizado no alto nível
atualmente. Para a sua execução o atleta deve lançar a bola para o alto e fazer
um gesto semelhante ao da cortada, golpeando a bola no ponto mais alto e
imprimindo uma rotação da bola de cima para baixo, através de uma violenta
flexão do punho (RIBEIRO, 2004).
Os
jogadores iniciantes devem se preocupar prioritariamente em acertar a técnica
para a execução do saque. Na medida em que o nível técnico vai aumentando e o
aluno tem um maior controle sobre o saque, deve ser incentivado que o aluno
busque alvos específicos, direcionando o saque para estes (MACHADO, 2006).
Atividades:
1 – Os fundamentos
técnicos do jogo de voleibol são: o saque, a recepção, o levantamento, o
ataque, o bloqueio e a defesa.
a)
Verdadeiro.
b)
Falso.
2 – Qual dessas opções
abaixo não é um tipo de saque?
a)
Saque por baixo.
b)
Saque por cima.
c)
Saque flutuante.
d)
Saque viagem.
e)
Saque de ombro.
3 – Segundo o texto,
quando o voleibol foi criado, o objetivo do saque era eminentemente colocar a
bola em jogo.
a)
Verdadeiro.
b)
Falso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.