Nome:________________________________________________________Nº____Data:___/___/____Turma:______
ESCOLA: E.M.E.F Nova Petrópolis
PÚBLICO
ALVO: 9º ano
|
|
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA Professor:
Evandro
|
|
Período
correspondente a atividade domiciliar:
|
06/04
a 09/04
|
0bjeto(s)
do conhecimento
|
Corporações
e organismos internacionais
|
Objetivo(s)
da atividade domiciliar
|
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação destacando a
situação instalada na saúde pública, decorrente da pandemia do COVID-19.
EF09GE01 EF09GE01RS-03
|
Faça a leitura do texto para responder às atividades.
O mundo
global
No mundo
global em que vivemos hoje, fazemos parte de um novo estágio da economia
mundial, que rompe as fronteiras nacionais.
As
fronteiras que se abrem para a globalização são mais que limites geográficos; são
limites culturais, políticos e econômicos. Nessa "nova ordem", a hegemonia
e exercida pelo capital e pela tecnologia, representados pelas empresas
transnacionais.
A supressão
das fronteiras teve início com a constituição dos conglomerados de empresas e
megablocos que substituíram as superpotências, especialmente após a Guerra
Fria. Foi a queda de todas as barreiras que limitavam a circulação de
mercadorias, capitais, serviços e pessoas entre os países envolvidos.
Com os
acordos econômicos, os países ganharam novos mercados para seus produtos e
benefícios com relação a política alfandegaria de outros países.
Exemplos de megablocos:
• União
Europeia: formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia,
Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, Franca, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália,
Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino
Unido (Brexit), República Checa, Romênia e Suécia;
• Mercosul:
formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e Venezuela;
• USMCA -
Nafta: formado pelos Estados Unidos, pelo Canada e México;
• Pacto
Asiático: formado pelos Tigres Asiáticos e pelo Japão.
Atividades – Entregar no retorno
das aulas
1)
Complete as lacunas:
Hoje, vivemos em um mundo
________________ e fazemos parte de um novo estágio da _________________
mundial, que rompe as _________________ nacionais.
2)
As fronteiras que se abrem para a globalização não são mais os limites
geográficos. Que limites são esses?
3)
O que exerce hegemonia na “nova ordem” mundial?
4)
Como se iniciou a supressão das fronteiras nacionais?
5)
Qual foi a consequência imediata da formação dos megablocos?
6)
Que benefícios obtiveram os países envolvidos?
7)
Dê quatro exemplos de megablocos.
8)
Responda às questões a seguir.
a)
Que países fazem parte do Mercosul?
b)
E do Pacto Asiático?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.