segunda-feira, 13 de abril de 2020

Turma 92 - Geografia - Prof. Evandro - (13/04 - 17/04)


­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Nome:_________________________________________________Nº____Data:___/___/____Turma:______
ESCOLA:  E.M.E.F Nova Petrópolis
PÚBLICO ALVO: 9º ano     Turma: 92
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA    Professor: Evandro
Período correspondente a atividade domiciliar:
13/04 a 17/04
0bjeto(s) do conhecimento
Corporações e organismos internacionais
Objetivo(s) da atividade domiciliar
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação destacando a situação instalada na saúde pública, decorrente da pandemia do COVID-19.
EF09GE01      EF09GE01RS-03

Faça a leitura do texto para responder às atividades. Copiar o texto no caderno.
Entregar só as atividades no retorno das aulas.
A ordem mundial em diferentes épocas

Os diversos momentos históricos vividos pela sociedade transformam o espaço do globo terrestre, ora agrupando, ora fragmentando e ordenando, isto e, estabelecendo novas ordens geopolíticas.
Ha séculos e até milênios, a regra geral e de ascensão e queda de grandes potências econômicas e militares pela hegemonia do mundo.
Essa alternância no poder e na supremacia internacional terem construído um mundo com diversas expressões espaciais, em diferentes épocas.
Atualmente a integração direta ou indireta das diversas atividades produtivas, as relações de trabalho capitalistas, as revoluções e as guerras mundiais e a transnacionalização da produção definem e redefinem a estrutura socioeconômica mundial, determinando mudanças na geopolítica mundial.
Sistema mundial
A criação de um sistema mundial surgiu com a expansão do Mundo Ocidental. As navegações do século XVI iniciaram o processo global, ampliando o domínio do Mundo Ocidental a outras partes do planeta.
A incorporação de novas terras na forma de colônias, garantiu a expansão do comércio; mas foi o que se seguiu, como o processo de industrialização, que impulsionou as transformações na consolidação do sistema mundial.
Velho, Novo e Novíssimo mundo
O mundo já foi dividido em Velho, Novo e Novíssimo. Já foi estudado, por suas características culturais e ideológicas, como Mundo Oriental e Mundo Ocidental. Partiu-se em três: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos.
Separou-se entre capitalistas e socialista, desenvolvidos e subdesenvolvidos com até uma terceira opção: “em desenvolvimento”. Nessa concepção, o espaço mundial dividiu-se entre países ricos – do Norte – e países pobres – do Sul.
Aldeia Global
O mundo atual é produto das interações das velhas e das novas ordens mundiais, acrescentando de tecnologia e preocupação com o ambiente. Nessa concepção, o mundo juntou-se na chamada aldeia global, uma expressão que relativiza as distâncias geográficas, em função do poder dos meios de comunicação e da economia de escalas mundiais.

Hegemonia — preponderância de uma cidade, de um pais ou de um povo sobre outras cidades, países ou povos.

1. De que maneira os momentos históricos vividos pela sociedade interferem no espaço do globo terrestre?

2. O que tem construído um mundo com diversas expressões espaciais, em diferentes épocas?

3. Identifique os fatores que definem atualmente a estrutura socioeconômica mundial.

4. De que maneira esses fatores interferem atualmente na geopolítica mundial?

5. Qual foi o papel das navegações do século XVI na criação de um sistema mundial?

6. Que fatores impulsionaram as transformações na consolidação do sistema mundial?

7. De que maneiras o mundo já foi dividido?

8. Vimos que o mundo já foi dividido de diferentes maneiras. De que resulta o mundo atual?

9. Explique a expressão “aldeia global”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.