segunda-feira, 4 de maio de 2020

Turma 62 - Geografia - Prof. Evandro - 04/05 - 08/05

Nome:                                                        Turma: 62                            Data: 04/05 – 08/05

1º Etapa: Leitura do texto e copiar no caderno – Poderá ser consultado nas próximas aulas

Orientando-nos no espaço
            Para nos deslocarmos de um lugar para outro, precisamos de pontos de referência.
            No interior das cidades, usamos como pontos de referência as praças, as igrejas, os edifícios e as lojas mais importantes. Nas estradas, fora das cidades, utilizamos as paradas de ônibus, as estações de trem, os cruzamentos, e as cidades, vilas e povoados que ficam à beira das rodovias.
            Mas como podemos nos orientar no deserto ou no interior de uma floresta? Que pontos de referência vai usar o piloto de um avião ou comandantes de um grande navio, para determinar a direção de voo ou de navegação?
            Essas perguntas mostram a necessidade de pontos de referência determinados, que indiquem direções seguras e extas, em qualquer lugar da superfície da Terra.
            Para isso foram criados os pontos universais de referência, chamados de pontos cardeais.

Os meios de orientação
Desde o início de sua história, o ser humano sempre teve necessidade de orientar-se no espaço em que vive.
Observando as modificações que ocorriam na natureza, os seres humanos perceberam a regularidade com que os astros — como o Sol e a Lua — aparentemente se movimentavam no céu.
O lado em que o Sol "surge" no horizonte aos olhos de um observador localizado na superfície terrestre chamado nascente, e o lado em que ele se "põe" é chamado poente. Utilizando o Sol, como referência, podemos definir as direções cardeais.
O lado em que o Sol "surge" no horizonte é o leste, e o lado em que ele se "põe" é o oeste. A partir daí, podemos determinar as direções cardeais.
N - norte
S - sul
L - leste
O – oeste

Algumas estrelas e constelações que se destacam no céu também passaram a ser utilizadas para indicar direções como o Cruzeiro do Sul, no hemisfério Sul, e a Estrela Polar, no hemisfério Norte.
Para atender a necessidade de uma orientação mais precisa, foram estabelecidos os pontos colaterais e os subcolaterais.
A rosa dos ventos é um instrumento de orientação, construído a partir dos pontos cardeais e colaterais.
2º Etapa: observar a rosa dos ventos e desenhar no caderno.
Observe a rosa dos ventos

O “ E “ DE “EST” PODE SER SUBSTITUÍDO POR  “ L “ DE LESTE.


3º ETAPA: REFAZER A LEITURA DO TEXTO E OBSERVAR NOVAMENTE AS FIGURAS PARA RESPONDER AS QUESTÕES QUE DEVERÃO SER ENTREGUES NO RETORNO DAS AULAS.

Atividades:
1) Faça o desenho da rosa dos ventos no caderno. COM OS PONTOS CARDEAIS E COLATERAIS.
2) Se você estiver olhando de frente para o lado onde o Sol “nasce” terá:

a) à sua direita, o _________________________.
b) à sua esquerda, o ______________________.
c) à sua frente, o _________________________.
d) atrás, o _____________________________.

3) Complete as lacuna com as seguintes palavras:

SOL – CRUZIERO DO SUL - CARDEAIS

a) A rosa dos ventos é um instrumento de orientação construído a partir dos pontos ___________________ e colaterais.
b) Algumas estrelas e constelações que se destacam no céu também passaram a ser utilizadas para indicar direções como o __________________, no hemisfério Sul.
c) O lado em que ________________ “surge” no horizonte é chamado de nascente.

4) Observe a ilustração a seguir e indique as direções em que estão localizados os elementos citados. FAÇA O DESENHO DA ROSA DOS VENTOS E IMAGINE NO CENTRO DO MAPA PARA INDICAR AS DIREÇÕES.

EXEMPLO
a) A escola situa-se a OESTE.
b) O porto fica na direção _____________.

c) O hospital localiza-se a ______________.

d) O teatro fica a ____________________.
e) O aeroporto situa-se a ______________.

f) A fábrica fica a _____________________.



5) Localize, com pontos cardeais, os seguintes itens da aula da figura. UTILIZE A ROSA DOS VENTOS QUE VOCÊ DESENHOU NO CADERNO, CENTRALIZE NO CENTRO DO MAPA PARA RESPONDER À QUESTÃO.


EXEMPLO:

a) A mesa do professor: NORTE.
b) A porta de entrada e saída: _____________________________

c) O fundo da sala: _____________________________________

d) A esquerda dos alunos: _____________________________


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