segunda-feira, 13 de abril de 2020

MATEMÁTICA 6º ANO

                       
                             
                       

                                       
ATIVIIDADES DA SEMANA DE 13/04 A   17/04/20
AULA DO DIA 14/04/20 E DIA  16/04/20
COMPONENTE  CURRICULAR : MATEMÁTICA/ PROFESSORA SILVIA BORGES/ 6º ANO / 1º TRIMESTRE
REGISTRE AS ATIVIDADES NO CADERNO COM A DATA E RESOLVA-AS USANDO LÁPIS.
BONS ESTUDOS!!!!
Potenciação

Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais.
Exemplo:

5 x 5 x 5, indicada por 53
ou seja; 53 = 5 x 5 x 5 = 125

No exemplo acima temos:

· 5 é chamado de base (fator que se repete)

· 3 é chamado de expoente (indica o número de vezes que repetimos a base)

· 125 é a potência (resultado da operação)
Outros exemplos:

· a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8
· b) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81
· c) 52 = 5 x 5 = 25
LEITURA:
· O expoente 2 é chamado de quadrado.
· O expoente 3 é chamado de cubo.
· O expoente 4 é chamado de quarta potência.
· O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
· 72 lê-se: sete ao quadrado
· 63 lê-se: seis ao cubo
· 24 lê-se: dois elevado à quarta potência
· 35 lê-se: três elevado à quinta potência
Observação:
·  Todo  número elevado ao expoente 1 é igual à própria base.
· Todo número elevado ao expoente 0 (zero) é igual a 1 (um).
EXERCÍCIOS
1 ) Sendo 43 = 64, responda:
 a) Quem é a base?
 b) Quem é o expoente?
 c) Quem é a potência?


2) Escreva na forma de potência:
 a) 5 x 5
 b) 3 x 3 x 3
 c) 7 x 7 x 7
 d) 2 x 2 x 2 x 2 x 2
 e) 4 x 4 x 4 x 4=


3) Calcule as potências:
 a) 23                                               
 b) 42
 c) 54
 d) 05
 e) 16
 f) 30
 g) 40
 h) 62
 i) 241
 j) 670
4) )Em uma loja do conveniências há 204 pacotes de bolachas .Pretende-se colocar os  pacotes em caixas de modo que não sobre nenhum.
Qual das seguintes afirmações é correta?

a) 9 caixas         b) 12 caixas           c) 10 caixas             d) 20 caixas          e) 15 caixas




5) Igor pensou em um número, dividiu  por 7, obteve no quociente 143 e o resto 5. Que número Igor pensou?


 6) Determine o resultado das expressões numéricas:
a) [  13 + 13 . ( 13 . 2²) ] : 1  =                                                                               


b) 11  . 100 :  102 = 


c)  13 + 800  :  80 =

                                                                                   BOM TRABALHO!!!!
                                                                                        BEIJOS!!
d) 5 – 2  . [  3 .  ( 2+ 6 ) : 4 + 15]     




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