ATIVIIDADES
DA SEMANA DE 13/04 A 17/04/20
AULA
DO DIA 14/04/20 E DIA 16/04/20
COMPONENTE
CURRICULAR : MATEMÁTICA/ PROFESSORA
SILVIA BORGES/ 6º ANO / 1º TRIMESTRE
REGISTRE
AS ATIVIDADES NO CADERNO COM A DATA E RESOLVA-AS USANDO LÁPIS.
BONS
ESTUDOS!!!!
Potenciação
Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais.
Exemplo:
5 x 5 x 5, indicada por 53,
ou seja; 53 = 5 x 5 x 5 = 125
No exemplo acima temos:
· 5 é chamado de base (fator que
se repete)
· 3 é chamado de expoente (indica
o número de vezes que repetimos a base)
· 125 é a potência
(resultado da operação)
Outros exemplos:
· a) 23 = 2 x 2 x 2 = 8
· b) 34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81
· c) 52 = 5 x 5 = 25
LEITURA:
· O expoente 2 é chamado de quadrado.
· O expoente 3 é chamado de cubo.
· O
expoente 4 é chamado de quarta potência.
· O
expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
· 72 lê-se:
sete ao quadrado
· 63 lê-se:
seis ao cubo
· 24 lê-se:
dois elevado à quarta potência
· 35 lê-se:
três elevado à quinta potência
Observação:
· Todo
número elevado ao expoente 1 é igual à
própria base.
· Todo
número elevado ao expoente 0 (zero) é igual a 1 (um).
EXERCÍCIOS
1 ) Sendo 43 = 64, responda:
a)
Quem é a base?
b)
Quem é o expoente?
c) Quem é a potência?
2) Escreva na forma de potência:
a)
5 x 5
b)
3 x 3 x 3
c)
7 x 7 x 7
d)
2 x 2 x 2 x 2 x 2
e) 4 x 4 x 4 x 4=
3) Calcule as potências:
a)
23
b)
42
c)
54
d)
05
e)
16
f)
30
g)
40
h)
62
i)
241
j) 670
4) )Em uma loja do conveniências há 204
pacotes de bolachas .Pretende-se colocar os
pacotes em caixas de modo que não sobre nenhum.
Qual
das seguintes afirmações é correta?
a)
9 caixas b) 12 caixas c) 10 caixas d) 20 caixas e) 15 caixas
5) Igor
pensou em um número, dividiu por 7,
obteve no quociente 143 e o resto 5. Que número Igor pensou?
6) Determine o resultado das expressões
numéricas:
a) [
13 + 13 . ( 13 . 2²) ] : 1 =
b) 11 . 100 :
102 =
c) 13 + 800 : 80 =
BOM TRABALHO!!!!
BEIJOS!!
d) 5 – 2 . [ 3 . ( 2+ 6 ) : 4 + 15]
d) 5 – 2 . [ 3 . ( 2+ 6 ) : 4 + 15]
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