sexta-feira, 8 de maio de 2020

Turma 72 - História - Professora Suélen (04/05 a 08/05)

  • Leia o texto, faça anotações sobre ele em seu caderno. Nessas anotações, coloque as principais características do Renascimento e o significado de Humanismo. Não precisa entregar essas anotações, elas são para você.

  • Copie e responda as questões em uma folha para entregar na volta às aulas.




O Renascimento foi um movimento cultural, filosófico e político que surgiu na Itália do século XIV (14), se consolidou no século XV (15) e se estendeu até o século XVII (17) por toda a Europa. Perceba que seu início ocorreu no final da Idade Média.
Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica (cultura greco-romana) e gerado pelas modificações pelas quais a sociedade passava (crise feudalismo, burguesia e o comércio em crescimento, etc), o Renascimento foi uma nova forma de interpretar a existência humana e o mundo.
Os renascentistas queriam o direito de interpretar e conhecer o mundo a sua volta sem necessariamente buscar todas as respostas na religião e na Bíblia. Eles acreditavam que a observação da natureza aliada a razão humana poderia levá-los a compreender o mundo a sua volta. Por exemplo, durante a alta idade média, um eclipse seria interpretado como um castigo de Deus. Os renascentistas queriam a liberdade de observar e fazer experimentos para compreender a natureza, sem recorrer a Bíblia a as religiões.
É importante saber que muitos renascentistas eram religiosos, tendo seus trabalhos financiados por papas. Além disso, muitas pinturas e esculturas desse período retratam cenas na Bíblia. As pinturas que, até hoje, estão na Capela Cistina (no Vaticano) foram feitas por Michelangelo, a pedido do papa Júlio II. Sendo assim, ser um artistas renascentista não significava não crer em Deus.
O Renascimento foi iniciado na região onde hoje está a Itália, devido ao crescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras. Essas cidades enriqueceram com o desenvolvimento do comércio no Mar Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil que, em seu processo de afirmação social, se dedicou às artes, juntamente com alguns príncipes e papas financiaram os renascentistas. Chamamos essa prática de mecenato.

Algumas das principais características do renascimento foram:
·                  Racionalismo - os renascentistas estavam convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência. Apesar de muitos renascentistas serem católicos, queriam ter a liberdade de buscar o conhecimento sobre o mundo sem ter de usar a Bíblia como fonte principal.
·                  Experimentalismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.
·                  Individualismo - nasceu da necessidade do homem conhecer a si próprio, buscando afirmar a sua própria personalidade, mostrar seus talentos, atingir a fama e satisfazer suas ambições, através da concepção de que o direito individual estava acima do direito coletivo.
·               Antropocentrismo - colocando o homem como a suprema criação de Deus e como centro do universo. Renegavam assim, a visão teocêntrica (Deus como sendo o centro do universo), característica da Idade Média.

O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na Itália em meados do século XIV (14). Nesse visão, o homem não era mais visto apenas como fonte de pecados, mas como a obra perfeita do Criador. Para os humanistas, o homem era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza. O pensamento humanista provocou uma reforma no ensino das universidades, com a introdução de disciplinas como poesia, história e filosofia.
Os humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores da Antiguidade, como Platão. O estudo dos textos antigos despertou o gosto pela pesquisa histórica e pelo conhecimento das línguas clássicas como o latim e o grego.
A partir do século XIV, ao mesmo tempo que os renascentistas se dedicavam ao estudo das línguas clássicas, diferentes dialetos davam origem às línguas nacionais.
Renascimento Literário
Essa nova forma de pensar e de perceber o mundo, fez com que surgissem grandes nomes da literatura, entre eles:
·                  Dante Alighieri: escritor italiano autor do grande poema "Divina Comédia".
·                  Maquiavel: autor de "O Príncipe", obra precursora da ciência política onde o autor dá conselhos aos governadores da época.
·                  Shakespeare: considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Abordou em sua obra os conflitos humanos nas mais diversas dimensões: pessoais, sociais, políticas. Escreveu comédias e tragédias, como "Romeu e Julieta", "Macbeth", "A Megera Domada", "Otelo" e várias outras.
·                  Miguel de Cervantes: autor espanhol da obra "Dom Quixote", uma crítica contundente da cavalaria medieval.
·                  Luís de Camões: teve destaque na literatura renascentista em Portugal, sendo autor do grande poema épico "Os Lusíadas".

No século XVI (16), o principal centro de arte renascentista passou a ser Roma. Os renascentistas que mais se destacaram nessa área foram:
Leonardo da Vinci: Matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor. Assim, dominava várias áreas do conhecimento, algo que era valorizado pelos renascentistas. A Mona Lisa e A Última Ceia são algumas de suas obras.

Rafael Sanzio: foi um mestre da pintura, famoso pela doçura de suas madonas. A Madona do Prado foi considerada a mais perfeita.

Michelangelo: artista italiano cuja obra foi marcada pelo humanismo. Além de pintor foi um dos maiores escultores do Renascimento. Entre suas obras destacam-se a Pietá, David, A Criação de Adão e O Juízo Final.

Renascimento Científico
No campo científico, denominado de Renascimento Científico, os maiores representantes foram os astrônomos: Nicolau Copérnico (1473-1543), com a Teoria Heliocêntrica (Sol no centro do Universo), e Galileu Galilei (1564-1642), considerado o “Pai da Ciência Moderna”. Até então, era difundida a ideia de que o sol girava em torno da Terra. Graças ao trabalho de vários astrônomos do renascimento, foi possível derrubar essa teoria.
Observe as imagens de obras criadas no Renascimento
A Criação de Adão é um fresco de 280cm x 570cm, pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, que fica no teto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.



Pietà é uma célebre escultura do Renascimento, produzida entre os anos de 1498 e 1499, pelo artista italiano Michelangelo. A representação da Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus Cristo, depois de ter sido crucificado, é uma das obras mais famosas e impressionantes do gênio renascentista.



A Primavera, também conhecido como Alegoria da Primavera, é um quadro do pintor renascentista Sandro Botticelli. Observe a influência que a mitologia greco-romana teve nas obras de Botticelli.


Leonardo da Vinci
Mona Lisa


A Última Ceia



Invenção de Leonardo da Vinci





Atividades
1. O que foi o Renascimento?
2. O que foi o Humanismo?
3. Qual a relação dos renascentistas com a religião?
4. Pesquise na internet e/ou em livros sobre a vida de algum artista, escritor ou astrônomo renascentistas e escreva o sobre ele, sobre o que lhe chamou atenção na vida e/ou obra dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.