Atividades
domiciliares n.º07/Ciências/Turma 92/Prof.ª Andrea.
Período
de:27/04/20 à 01/05/20.
Datas
das aulas:27/04/20 e 28/04/20.
Instruções:
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Copiar o texto no caderno de Ciências.
-
Copiar e responder as perguntas no caderno de Ciências,
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Ao final do texto e dos exercícios, está postado um vídeo que auxiliará na compreensão do conteúdo.
Planeta
Marte.
Marte
é o quarto planeta do Sistema Solar e tem duas luas — Fobos e
Deimos, respectivamente “medo” e “pânico” em grego. Muitas
vezes descrito como um mundo desértico e gelado, também tem
estações, calotas polares, vulcões e desfiladeiros. Há indícios
de havia água líquida em Marte já que há bilhões de anos era um
local quente, úmido e perfeito para abrigar vida microbiana..
Atualmente, é possível que água líquida esteja presente em
algumas encostas íngremes e relativamente quentes na superfície
marciana. Em 2015, pesquisadores da NASA detectaram alguns minerais
hidratados nessas encostas, com faixas escuras que parecem mudar de
forma ao longo do tempo, fluindo para baixo durante estações
quentes
A
atmosfera é composta por dióxido de carbono, nitrogênio, oxigênio
e monóxido de carbono. Por ser 100 vezes menos densa do que a do
nosso planeta e estar mais distante do sol, suas temperaturas são
baixas, variando entre 20ºC e -153ºC.Em Marte, as tempestades de
poeira são capazes de cobrir todo o planeta e podem durar meses.
Devido a sua órbita elíptica ao redor do sol, as estações do ano
são extremas porque seu caminho é mais alongado do que na maioria
dos outros planetas do Sistema Solar.
Por
seu tamanho ser inferior ao da Terra, realiza do movimento de rotação
em 24,6 horas e o de translação em 687 dias.
O
diâmetro de Marte mede 6792 quilômetros e é duas vezes maior que a
Lua. Em sua superfície são encontradas calotas polares constituídas
de água e dióxido de carbono gelados. No planeta está presente a
maior montanha de todo sistema solar, chamada de Olympus Mons,
composta por uma grande cratera, além de planície e antigos leitos
de rios.
Curiosidades
sobre o Planeta Marte:
1)Marte
recebeu este nome em homenagem ao deus grego da guerra, Ares, por
possuir coloração avermelhada(cor de sangue). Até as duas pequenas
luas de Marte, Fobos e Deimos, receberam o nome dos cavalos que
puxavam a carruagem da figura mitológica.
2)Alguns
vestígios raros do planeta já foram descobertos em solo terrestre
por cientistas, após meteoritos terem sido lançados da atmosfera
marciana, orbitando o Sistema Solar por milhões de anos antes de
cair na Terra. Um dos meteoritos, do grupo “Nakhlite”, caiu em
Governador Valadares, Minas Gerais, em 1958. Entre os 60 mil
meteoritos encontrados na Terra, apenas 124 foram identificados como
material de Marte.
3)Há
décadas, pesquisas e dados coletados pelos veículos espaciais da
NASA analisam a disponibilidade de recursos em Marte para futuros
exploradores humanos. Outro veículo de exploração espacial deve
ser enviado em 2020 e promete ser mais um caminho para descobrir se
Marte poderá ser um lar seguro para humanos. A agência estima que
missões tripuladas devem ocorrer a partir de 2030.
Atividades:
1)Escreva,
de forma resumida, as características solicitadas abaixo sobre os
Planetas estudados até agora(Mércurio, Vênus, Terra e Marte)
a)
Atmosfera.
b)Órbita:
c)
Movimento de Translação e Rotação:
d)
Clima:
e)
Diâmetro:
f)
Presença de água? Em qual estado físico?
g)Origem
dos nomes:
2)
Após descrever os planetas estudados, compare suas características
e responda: Em qual destes planetas, seria possível encontrarmos
vida como conhecemos? Explique com suas palavras.
Acesse
e assista ao vídeo para auxiliar na compreensão do conteúdo:
Encaminhe
suas dúvidas para as minhas redes sociais ou pelo e-mail:
professora.andreaxavier@gmail.com.
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