terça-feira, 5 de maio de 2020

Turmas 51 e 52 - Língua Portuguesa e Ciências - Profª Aline Klein


Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental (turmas 51 e 52)
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professora proponente: Aline Klein
Período que corresponde a atividade domiciliar: 04 a 08/05/2020
Objetos de conhecimento
·         Compreensão em leitura;
·         Morfologia;
·         Periodicidade das fases da Lua.
Objetivos da atividade domiciliar:

·         Ler e compreender textos de diversos gêneros, com autonomia, considerando suas características;
·         Reconhecer o uso correto da cedilha;
·         Revisar encontro vocálico e encontro consonantal;
·         Observar as fases da Lua.

ATIVIDADE DO DIA 04/05/20 (segunda-feira)


ORIENTAÇÕES:

- Clique na imagem para ampliá-la;
- Leia o texto e a atividade com atenção e em voz alta;
- Copie apenas o título do texto, a fonte (de onde o texto foi retirado) e a pergunta NO CADERNO DE PORTUGUÊS.
- Após copiar a pergunta, marque um X na alternativa com a resposta correta.
- Não é necessário copiar o texto e nem a imagem.
- A partir desta semana as atividades serão feitas no caderno, e não mais em folhas para entregar. Na volta às aulas presenciais as atividades deverão ser apresentadas à professora. 

ATIVIDADES DO DIA 05/05/20 (terça-feira)

ORIENTAÇÕES:

- Leia a explicação e as atividades com atenção e em voz alta;
- Copie todo o conteúdo (explicação e atividades) NO CADERNO DE PORTUGUÊS.
- Realize as atividades com atenção, conforme a explicação.
- A partir desta semana as atividades serão feitas no caderno, e não mais em folhas para entregar. Na volta às aulas presenciais as atividades deverão ser apresentadas à professora.

EXPLICAÇÃO:

USO DA CEDILHA

Leia a frase e descubra o que está faltando:

COM UM PEDACO DE FITA A MOCA FEZ UM INCRÍVEL LACO!

Você descobriu?

Usamos a cedilha embaixo do C, antes de A, O e U, para ter som de SS.

Agora, leia mais duas palavras e veja se falta algo:
CHANCE
PALÁCIO

Se depois do C vem E ou I, NÃO PRECISA usar cedilha para ter som de SS.

ATENÇÃO: no início de palavra, NUNCA se usa cedilha.
Exemplos: cinema, cedilha.

Atividades:

1 – Copie as palavras, colocando a cedilha onde for necessário.

  1. ESFORCO
  2. CRIANCA
  3. CEGO
  4. INÍCIO
  5. FUNCÃO
  6. ACUDE

2 – Complete as palavras com C ou Ç.

  1. O ca___ador atingiu o cora___ão do pobre animal.

  1. O ven___edor re___ebeu o prêmio com emo__ão.

  1. A re___iclagem é fundamental para a preserva___ão do planeta.


ATIVIDADE DO DIA 06/05/20 (quarta-feira)

ORIENTAÇÕES:

- Revise os conteúdos de Língua Portuguesa estudados até o momento, lendo com atenção as folhinhas com as explicações, especialmente as que expõem sobre ENCONTRO VOCÁLICO e ENCONTRO CONSONANTAL;
- Clique na imagem para ampliá-la;
- Leia as atividades com atenção e em voz alta;
- Copie e responda todas as atividades NO CADERNO DE PORTUGUÊS;
- A partir desta semana as atividades serão feitas no caderno, e não mais em folhas para entregar. Na volta às aulas presenciais as atividades deverão ser apresentadas à professora.


DIA 07/05/20 (quinta-feira)
Hora-atividade da professora

ATIVIDADE DO DIA 08/05/20 (sexta-feira)
ORIENTAÇÕES:

- Leia o texto em voz alta e responda as perguntas com atenção;
- Copie e responda as atividades no CADERNO DE CIÊNCIAS;
- Não é necessário copiar o texto.



ATIVIDADES:
a)    A Lua tem diferentes aspectos, que chamamos de fases. Quantas são as fases principais e que nome elas recebem?
b)    Por que a Lua aparece de formas diferentes?
c)    A Lua também realiza o movimento de rotação?
d)    Quanto tempo a Lua demora, aproximadamente, para dar a volta completa em torno dela mesma? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.