segunda-feira, 4 de maio de 2020

Turma 71, Língua Portuguesa, Professora Rosenara



ATIVIDADES DOMICILIARES
04 DE MAIO DE 2020-08 DE MAIO DE 2020
COPIAR AS IFORMAÇÕES ABAIXO NO CADERNO
Uso dos verbos em diversos contextos de comunicação
Leia o texto com atenção. Em seguida, responda o que se pede.
A menininha foi visitar a avó no campo. A avó tinha uma criação enorme de aves, e a menininha, que morava na cidade, ficou encantada. De repente, passeando pelos arredores da fazenda da vovó, ela viu um pavão. Voltou correndo para casa e, toda alegre, avisou para a vovó:
– Vovó… vovó… uma de suas galinhas está dando flor!
Ziraldo
1- Que situação gera o humor do texto?

2- Circule todas as formas verbais encontradas no texto. 
3- Diga o modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo) em que cada verbo foi empregado nas seguintes frases.
a) “Venha para casa, senhora, por favor.”
b) -me um pouco de água.
c) “Voltou correndo para casa.”
d) “A avó tinha uma criação enorme de aves.”
e) Talvez eu volte atrás na minha decisão.
f) Se tudo der certo, terminarei o trabalho esta semana.

4- Identifique o número (singular/plural) e a pessoa (1ª/2ª/3ª) de cada forma verbal a seguir:
a) cantou
b) andamos
c) falo
d) estudas
e) amais
f) pulam

5- Identifique o tempo (pretérito perfeito, presente, futuro do presente) de cada um dos seguintes verbos:
a) cantei
b) ando
c) falarei
d) pulaste
e) falas
f) estudaremos
6- Conjugue os seguintes verbos no presente e no pretérito perfeito (do modo indicativo).

O primeiro eu já fiz para você!
a) vir
PRESENTE
PRETÉRITO PERFEITO
EU VENHO
EU VIM
TU VENS
TU VIESTE
ELE VEM
ELE VEIO
NÓS VIMOS
NÓS VIEMOS
VÓS VINDES
VÓS VIESTES
ELES VÊM
ELES VIERAM

b) cantar
c) trazer
d) fazer
e) amar
f) andar
g) ver
h) saber
i) estudar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.