segunda-feira, 4 de maio de 2020

Turma 72 Língua Portuguesa Professora Lucienne Flores

Atividades domiciliares n°07/ Turma 72/ Língua Portuguesa/ Prof° Lucienne Flores
Período de: 04/05 à 08/05/20
Instruções:

*Copiar e resolver  as atividades no caderno de Português;
* O caderno será corrigido no retorno das aulas presenciais;
* As atividades podem ser realizadas a caneta ou a lápis;

1) Escolha a alternativa correta para preencher os espaços com verbos no modo indicativo:

a) Eu sempre.........os filmes que desejo ver.
- escolhia
-escolhi
-escolhera
-escolho
b) Se todos estudarem mais,...........de ano mais fácil.
-passassem
-passaremos
-passaríamos
-passemos
c) Ainda que alguns me convidem para ir à festa,........... em casa.
-permaneço
-permaneci
-permanecerei
-permanecia
d) Quando me ligares, não.............de atendê-lo.
-deixará
-deixarás
-deixaria
-deixarei
e) Jean e eu..............o computador se tivesses pedido.
-emprestaria
-emprestaríamos
-emprestaremos
-emprestamos
f) Ela sempre............ os livros que desejava ver.
-escolhia
-escolhi
-escolhera
-escolho
g) Talvez nós.............de ano mais fácil. Assim esperamos!
-passassem
-passaremos
-passaríamos
-passemos
h) Com certeza, nós...........de ano com muito esforço ano passado.
-passassem
-passaremos
-passamos
-passemos
i) Acredito que nós faríamos tudo que...............para sermos aprovados.
-pudéssemos
-pudesse
-poderemos
-poderia
j) É provável que eu..........aprovado este ano.
-fui
-serei
-seja
-seremos

2) Crie ( 2 ) frases com os sentidos do verbo " falar":
a) PRESENTE:

b) PASSADO:

c) FUTURO:

3) Identifique o número ( singular/ plural ) e a pessoa ( 1°/2°/3° ) de cada forma verbal a seguir:
a) Cantou-
B) Andamos-
c) Falo-
d) Estudas-
e) Amais-
f) Pulam-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.